*Postagens POPULARES*

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Tenho um Restaurante de Comida por Quilo



A primeira coisa a se observar ao escolher uma balança para um restaurante é se ela possui Selo e Lacre do Inmetro. A balança é um equipamento controlado pela Portaria 236 e caso seja adquirida sem aprovação, o estabelecimento pode sofrer multas altíssimas.

A balança ideal para um restaurante por Kilo é aquela que possui capacidade de 15kg com divisão de 5g. A divisão significa de quantos em quantos gramas a balança pesa. Também pode ser adquirida uma balança de dupla escala, para uma pesagem de maior precisão. Esta balança de dupla escala pesa de 0 a 6kg de 2 em 2g e de 6 a 15kg, de 5 em 5g.

É importante observar o prato da balança que deve ser de aço inox ou material atóxico, que também é uma exigência do Inmetro. A balança precisa ter opção de tara e constante. A tara é o peso do recipiente que deve ser descontado e o constante é a função de manter fixados o preço e o peso da tara.

Caso o estabelecimento também venda sobremesa e churrasco por Kilo, pode ser utilizada uma balança com etiquetador acoplado ao invés de ter duas balanças, como fazem normalmente. Estas balanças possuem memória para cadastro de itens, gravando o nome do produto, a tara, o preço, dentre outras informações. A balança com etiquetador evita filas e ocupa menos espaço do que uma balança e um etiquetador separados.

É importante lembrar que ao escolher o lugar onde a balança será instalada, verifique se a bancada é firme e sem trepidações. Ela deve estar em lugar de fácil visualização para o consumidor. Não pode haver fortes correntes de ar como ventilador e ar condicionado próximos do equipamento pois causará variações no peso. O ambiente deve ser devidamente dedetizado pois a balança não é vedada contra a entrada de insetos.

Ao ligar a balança na tomada, coloque-a sempre junto com um estabilizador. A maioria das balanças possuem voltagem para 110e 220V mas pode haver oscilações na rede e queimá-la. Para evitar prejuízos, prefira balanças com fonte externa, pois não há necessidade de romper o lacre do Inmetro para trocar a fonte.

Balanças com bateria também são muito importantes pois no caso de falta de energia elétrica em pleno horário de pico do restaurante pode causar problemas. Se a balança tiver bateria continuará funcionando normalmente. Caso adquira uma balança com bateria, use ao menos uma vez por mês a balança desligada da energia e ligada na bateria. Agindo assim, a durabilidade da bateria será muito maior.

Lembre-se de que o Inmetro cobra uma taxa anual para verificar a balança. Fique sempre alerta e faça sempre as manutenções preventivas de verificação de peso.




Esperamos ter ajudado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário