*Postagens POPULARES*

terça-feira, 11 de outubro de 2016

Termômetro Espeto ou Infravermelho?

Um dos tópicos mais comuns e que geram muitas dúvidas entre nossos clientes é o seguinte: Qual melhor termômetro para meu estabelecimento? Existe algum modelo que eu não posso comprar, ou seja, que não é permitido pela legislação?





Quando estamos falando de estabelecimentos como: Indústrias Alimentícias, Bares, Restaurantes, dentre outros estabelecimentos que manipulam ou vendem alimentos, precisamos estar bem atentos as Normas de Segurança, e como segue, os termômetros são citados mais de uma vez quando se trata do controle de temperatura, para evitar perda de alimentos ou até mesmo infecções alimentícias.

Pois bem, elaboramos algumas dicas e sugestões na hora da compra de seu termômetro, ou melhor, uma comparação entre dois modelos MEDTHERM, para que seja mais fácil para você na hora de sua compra e também manuseio. Lembramos que a legislação só proíbe os modelos em vidro, os demais, estão aptos ao uso.



TERMÔMETRO TIPO ESPETO
TERMÔMETRO INFRAVERMELHO
Temperatura no centro do alimento
Maior exatidão na aferição pois inserirmos o termômetro no alimento.
A medição não será exata pois o equipamento somente é capaz de aferir a temperatura superficial do alimento. Dica: Corte o alimento para conseguir atingir o centro.
Temperatura do óleo de fritura
Maior exatidão na aferição pois inserirmos o termômetro no óleo. Porém, há um alto risco de acidentes pelo fato de a mão de quem está realizando a medida estar bem próxima ao óleo quente.
A medição não será exata pois o equipamento somente é capaz de aferir a temperatura superficial do alimento. O risco de acidentes não é alto, pois a mão de quem afere a temperatura não fica próxima ao óleo quente.
Temperatura de exposição de alimentos em geral como self service.
Maior exatidão na aferição pela capacidade de inserirmos o termômetro no alimento, porém, os clientes podem ter receio de o equipamento estar contaminando o alimento que está sendo aferido.
A aferição não será exata pois o equipamento somente é capaz de aferir a temperatura superficial do alimento. Dica: Mexa bem o alimento e mire na porção bem ao centro da travessa ou cuba, pois assim conseguimos o mais próximo da temperatura real. É um equipamento que proporciona maior rapidez nas aferições e não contamina o alimento.
Aferição da temperatura de alimentos resfriados ou congelados embalados (na etapa de recebimento, por exemplo)
Não é indicado o uso, uma vez que a sonda não pode penetrar na embalagem.
Confere uma aferição mais exata, pois apesar de aferir somente a superfície do alimento, a área de contato entre a mira infravermelha e o alimento é regular.
Aferição da temperatura de alimentos congelados (na etapa de recebimento, por exemplo)
Não é indicado o uso, uma vez que a sonda não pode penetrar na embalagem.
Confere uma aferição mais exata, pois apesar de aferir somente a superfície do alimento, a área de contato entre a mira infravermelha e o alimento é regular.

Tem alguma dúvida?!
Escreva pra gente!