*Postagens POPULARES*

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Diferenças entre: Calibração e Aferição




Boa tarde leitores,
Como pudemos perceber, muitos de nossos clientes ainda tem dúvidas sobre os quesitos: calibrar e aferir. Para ajuda-los nesse processo de entendimento, criamos esse post.

Vamos lá:


1. Aferição:

* O que resulta de uma comparação; avaliação.
*Sinal indicativo de que algo foi aferido.
*Se caracteriza como aferição o ato de comparar pesos e medidas com seus respectivos padrões.


2. Calibração:

*Ato ou efeito de calibrar; calibragem.
*Conjunto de procedimentos destinados a estabelecer uma correspondência entre uma grandeza física conhecida ou padronizada e as leituras de um instrumento no qual esta grandeza é medida.
*Operação que estabelece, sob condições especificadas, uma relação entre os valores e as incertezas de medição fornecidos por padrões e as indicações correspondentes com as incertezas associadas; tal informação é utilizada para estabelecer uma relação visando a obtenção de um resultado de medição a partir de uma indicação.

Para simplificar tudo, de uma maneira bem geral, o termo aferição, deve ser empregado no sentido de verificar o instrumento já calibrado e ajustado conforme suas especificações de fábrica. Por isso é bem normal notarmos um selo de verificação inicial em nossas balanças por exemplo, que são enviadas para os clientes. Cada balança possui o selo de aferição inicial INMETRO. Já a calibração, deve ser executada por empresas e respectivos laboratórios, desde que sejam credenciados junto ao IPEM/INMETRO, assegurando que os resultados de medida/peso, são confiáveis e seguem as normas.

Além disso, devemos lembrar também, que as empresas que executam serviços de calibração, devem se atentar a alguns requisitos obrigatórios, tais como: utilizar pesos padrão rastreáveis pela RBC, emitir certificado de calibração com validade de no máximo um ano (podendo variar de acordo com cada equipamento)e também, equipamento deve possuir selo/lacres do INMETRO.

Um ponto bastante importante a se notar:
CALIBRAÇÃO NÃO É AJUSTE, QUANDO UM EQUIPAMENTO VOLTA DA CALIBRAÇÃO NÃO DEVE-SE PENSAR QUE ELE NECESSARIAMENTE ESTÁ MEDINDO CORRETAMENTE, DE ACORDO COM O VALOR NOMINAL, SIGNIFICA APENAS QUE O VALOR MEDIDO FOI COMPARADO COM UM PADRÃO E QUE É IMPRESCINDÍVEL FAZER A ANÁLISE CRÍTICA DO CERTIFICADO DE CALIBRAÇÃO, VERIFICANDO SE HÁ NECESSIDADE DE CORRIGIR O VALOR MEDIDO OU ATÉ SOLICITAR MANUTENÇÃO CORRETIVA (AJUSTE).

Falando nisso, seus instrumentos então calibrados?! Entre em contato conosco e solicite orçamento.

Ficou com alguma dúvida? Escreva pra gente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário